19/12/1937 a 1980

78 Livro
Papel
71 A4
Papel
17 A5
Papel


>> Condições de Acesso e Utilização
>> Materiais Associados
>> Notas
>> Controlo da Descrição
>> Subníveis (extenso)

  Nome do Produtor:
Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Celulose Papel Cartonagem e Afins

  História Adminstrativa/Biográfica:
A 19 de Dezembro de 1937 realiza-se a primeira reunião dos encarregados das fábricas de cartonagem do Porto e Gaia para a formação de um sindicato. Em 11 de Março de 1938 esses mesmos encarregados de Comissão Instaladora marcam a primeira reunião da Classe para 18 de Março de 1938 em que são lidos e aprovados os estatutos e resolvido envia-los ao delegado do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência. Em 25 de Maio de 1938 é aprovado o alvará de formação do Sindicato Nacional dos Operários da Indústria da Cartonagem e Ofícios Correlativos do Distrito do Porto.
No dia 25 de Agosto de 1939 na primeira assembleia geral foi apresentada uma lista de candidatos, a qual foi aprovada, verificando-se em seguida a tomada de posse dos corpos gerentes em 1 de Novembro de 1939. A primeira reunião da direcção realizou-se a 13 de Novembro do mesmo ano.
A 2 de Outubro de 1942 o sindicato sofre a primeira alteração estatutária, e em 12 de Fevereiro de 1945 foi realizada uma remodelação integral dos estatutos, aprovada por Alvará da mesma data em que o sindicato passa a denominar-se por Sindicato Nacional dos Operários Cartonageiros e Ofícios Correlativos do Distrito do Porto.
Entre os anos de 1944 e 1945 em alguns documentos o sindicato aparece com a designação de Sindicato Nacional dos Empregados da Indústria da Cartonagem e Ofícios Correlativos do Distrito do Porto.
Em 21 de Junho de 1961 o sindicato sofre mais uma vez uma remodelação integral dos estatutos aprovada posteriormente em Alvará de 25 de Janeiro de 1963. O sindicato sofre outras alterações estatutárias até 1974. Em meados de 1974 o sindicato passa a designar-se por Sindicato Livre dos Operários Cartonageiros e Ofícios Correlativos do Distrito do Porto.
Durante os anos de 1976 e 1977, o sindicato passa a tomar a designação de Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Celulose, Papel, Cartonagem e Afins - Zona Norte e finalmente em 16 de Junho de 1980 este sindicato sofre uma fusão com os seguintes sindicatos: Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do Distrito do Porto, Bragança e Vila Real, Sindicato dos Profissionais das Artes Gráficas e Similares da Província do Minho e o Sindicato dos Trabalhadores na Imprensa para dar origem ao Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Celulose, Fabricação e Transformação do Papel, Gráfica e Imprensa do Norte.
Esta fusão dos sindicatos da zona norte do país foi o resultado do Encontro Nacional de Sindicatos de Celulose, Papel, Imprensa, Gráfica e Cartonagem, realizado no Porto a 16 e 17 de Junho de 1979 pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Indústria de Celulose, Papel, Gráfica e Cartonagem. Este encontro teve como ordem de trabalhos o debate profundo sobre a situação social dos trabalhadores, a situação económica dos vários sectores e a situação actual de organização sindical e medidas para o seu reforço, daí resultando os sindicatos do: Norte, Centro e Sul/Ilhas.
Em 1996 é extinta a referida Federação em consequência de restruturação sindical e é fundado um sindicato único. Actualmente, o sindicato denomina-se Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Celulose, Papel, Gráfica e Imprensa.

 História Arquívistica:
Na acta da Comissão Administrativa de 25 de Novembro de 1938 refere-se que o sindicato deixaria de estar sediado na Rua Fernandes Tomás, nº 218.
Apartir de 1939, o sindicato utiliza como sua sede o 1º-E, do nº 668, da Rua do Bonjardim e em 1945 passa a localizar-se na Rua do Paraíso, nº 217-2º.

 Fontes de Aquisição:
Informação não disponível.




  Âmbito e Conteúdo:
Neste fundo foi encontrado um conjunto documental diversificado, sendo de salientar: actas da direcção, actas de assembleias gerais, actas do conselho fiscal, actas da comissão instaladora, actas da comissão administrativa, alvarás, estatutos, contratos de arrendamento, autos de posse, descargas de contribuições, balancetes mensais, balanços anuais, diários de caixa, correspondência recebida e correspondência expedida, inventários e cadastros, resumos mensais, registos de sócios, apoio a sócios, registo de correspondência recebida e expedida, mapas de receitas e despesas, contas correntes, registos de assiduidade e registo de quotizações.

  Avaliação, Selecção e Eliminação:
Informação não disponível.

  Incorporações:
Informação não disponível.

  Organização e Ordenação:
Ordenação cronológia
Ordenação numérica


Copyright 2002 ©  Todos os direitos reservados a UPP ®
Design por Idade Moderna