3/1/1928 a 24/12/1933

30 A3
Papel
2 OutroPapel


>> Condições de Acesso e Utilização
>> Materiais Associados
>> Notas
>> Controlo da Descrição
>> Subníveis (extenso)

  Nome do Produtor:
Associação de Classe dos Empregados de Cafés, Restaurantes e Hotéis no Porto

  História Adminstrativa/Biográfica:
A Associação de Classe dos Empregados de Cafés, Restaurantes e Hotéis no Porto foi fundada em 25 de Maio de 1898. No final de 1933, numa assembleia geral convocada para resolver o ingresso ou não na lei corporativa, a classe, depois de tomar conhecimento de que esta tinha grandes compromissos a cumprir para com algumas casas (exº Casa Bancária Borges & Irmão) e como receasse não poder cumprir dentro de lei corporativa e atendendo a que existia a Cooperativa dos Empregados de Cafés, Restaurantes e Hotéis do Porto, resolve, por unanimidade, entregar todos os haveres da associação à citada cooperativa com o encargo, para esta, de saldar todas a dívidas, o que assim sucedeu. Porém, com o decorrer do tempo, reconheceu-se a necessidade de ingressar no Sindicato Nacional dos Profissionais da Indústria Hoteleira e Similares do Distrito do Porto. No final de 1934, a Cooperativa deixa de existir. Estas informações foram obtidas numa acta de assembleia geral de 30 de Janeiro de 1936 do Sindicato Nacional dos Profissionais da Industria Hoteleira e Similares do Distrito do Porto na qual se propõe que este último adquira todos os haveres da citada cooperativa.

 História Arquívistica:
O arquivo da Associação de Classe dos Empregados de Cafés, Restaurantes e Hotéis no Porto, no final de 1933, passa para a Cooperativa dos Empregados de Cafés, Restaurantes e Hotéis do Porto. Em 1936, o arquivo é adquirido pelo Sindicato Nacional dos Profissionais da Indústria Hoteleira e Similares do Distrito do Porto cujo nome actual é: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte.

 Fontes de Aquisição:
Informação não disponível.




  Âmbito e Conteúdo:
Este fundo é composto por um conjunto de documentação variada, nomeadamente: correspondência recebida, correspondência expedida, diplomas e propostas para associados..

  Avaliação, Selecção e Eliminação:
Informação não disponível.

  Incorporações:
Informação não disponível.

  Organização e Ordenação:
Ordenação cronológica
Ordenação numérica


Copyright 2002 ©  Todos os direitos reservados a UPP ®
Design por Idade Moderna