Nome
do Produtor:
Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Celulose, Papel, Gráfica e Imprensa
História
Adminstrativa/Biográfica:
A Liga das Artes Gráficas do Porto foi fundada em 28 de Maio de 1890 e surge após a fundação da sua congénere em Lisboa em 1888. A Liga das Artes Gráficas do Porto foi proprietária de várias publicações periódicas, como por exemplo a «Revista Gráfica» e editou, na sua fase inicial «O Tripeiro» que teve o seu primeiro número a 1 de Julho de 1908. Por iniciativa da Liga foi fundada a Cooperativa Gráfica, uma Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada, constituída por escritura pública e outorgada a 14 de Outubro de 1907.
No momento da sua criação, a Liga das Artes Gráficas contava já com cerca de 500 sócios, subindo este número para 650, no ano de 1891, resultado da integração das secções dos Tipógrafos, Litógrafos, Fotógrafos, Jornalistas e Encadernadores.
No ano de 1934 e, após a publicação do Estatuto do Trabalho Nacional, a Liga passa a denominar-se Sindicato Nacional dos Operários Gráficos do Distrito do Porto, designação que se manteve até 1936, altura em que altera o nome para Sindicato Nacional dos Operários das Artes Gráficas e Ofícios Correlativos do Distrito do Porto, com sede na Rua Entreparedes, nº 33-1º na cidade do Porto sendo o presidente da direcção José Maria Ferreira dos Santos Carvalho.
A 25 de Setembro de 1938, em assembleia geral extraordinária, é proposto pelo presidente da direcção a mudança da designação do sindicato passando este a denominar-se Sindicato Nacional dos Tipógrafos, Litógrafos e Ofícios Correlativos do Distrito do Porto. De acordo com esta proposta e, tendo em conta os interesses da colectividade, podiam ser criadas secções concelhias ou distritais, ficando estas dependentes da sede no Porto. De acordo com esta deliberação foram criadas várias secções distritais, como foi o caso de Braga. Desta Secção Distrital de Braga chegaram até hoje as actas da direcção desde 16 de Junho de 1948 até 8 de Março de 1975.
A designação do sindicato vai-se manter até 1968, ano em que volta a mudar e passa a Sindicato Nacional dos Profissionais das Artes Gráficas do Distrito do Porto.
A 5 de Outubro de 1974, e atendendo ao fim do sistema corporativo com a revolução do 25 de Abril de 1974, o sindicato aboliu a designação de nacional, de feição nacionalista, e passou a designar-se de Sindicato Livre das Artes Gráficas do Distrito do Porto que manteve até 16 de Novembro de 1974, altura em que aparece opta por Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do Distrito do Porto, no entanto, mais tarde, a 25 de Junho de 1975, passa a denominar-se de Sindicato dos Trabalhadores Gráficos dos Distritos do Porto, Bragança e Vila Real.
A 16 de Junho de 1980, em assembleia constituinte o Sindicato dos Trabalhadores Gráficos do Distrito do Porto, Bragança e Vila Real, o Sindicato dos Profissionais das Artes Gráficas e Similares da Província do Minho, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Celulose, Papel, Cartonagem e Afins-Zona Norte e o Sindicato dos Trabalhadores na Imprensa reuniram-se para constituir o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Celulose, Fabricação e Transformação do Papel, Gráfica e Imprensa do Norte.
Esta fusão dos sindicatos da zona norte do pais, bem como das outras zonas, foi o resultado do Encontro Nacional de Sindicatos de Celulose, Papel, Imprensa, Gráfica e Cartonagem, realizado no Porto a 16 e 17 de Junho de 1979 pela Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da Indústria de Celulose, Papel, Gráfica e Cartonagem. Este encontro teve como ordem de trabalhos o debate profundo sobre a situação social dos trabalhadores, a situação económica dos vários sectores e a situação actual de organização sindical e medidas para o seu reforço, daí resultando os sindicatos do: Norte, Centro e Sul/Ilhas.
Em 1996 é extinta a referida Federação em consequência de restruturação sindical e é fundado um sindicato único. Actualmente, o sindicato denomina-se Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Celulose, Papel, Gráfica e Imprensa.
História
Arquívistica:
Informação não disponível.
Fontes
de Aquisição:
Informação não disponível.